Home

Últimas Notícias

Mostra futurista ‘Consciência Cibernética’ reúne nove obras tecnológicas

Nenhum comentário CULTURA

Mais do que inteligência, a discussão hoje sobre o desenvolvimento tecnológico gira em torno da capacidade de máquinas terem uma consciência artificial, estimulada a partir de algoritmos. Com o avanço científico, já existem, na atualidade, os chamados computadores quânticos, capazes de produzir qualquer tipo de algoritmo.

Pensando nisso, a partir de um estudo que já dura mais de uma década na instituição, o Itaú Cultural inaugura, em São Paulo, uma exposição sobre o tema, que apresenta uma discussão sobre os algoritmos do ponto de vista artístico. Intitulada Consciência Cibernética (?) Horizonte Quântico, a mostra será aberta ao público às 20h desta quarta, 27, e segue até o dia 19 de maio.

São, ao todo, nove obras tecnológicas que refletem sobre a temática, espalhadas por três andares expositivos do prédio da instituição, na Avenida Paulista. Para o curador da mostra, Marcos Cuzziol, gerente do Núcleo de Inovação do Itaú Cultural, é importante pensar os algoritmos com um distanciamento maior do que vemos no dia a dia, nos anúncios publicitários de redes sociais ou em aplicativos de transporte ou tradução automática.

“É importante trazer o que os artistas estão fazendo. Algumas obras aqui da mostra, ao contrário de um algoritmo gerado por uma empresa, têm uma função completamente diferente – e se é que têm alguma função”, reflete o especialista. “É um questionamento sobre o caso. Aqui, as obras levam a discussão a outro nível: ‘Olha o que o algoritmo está interpretando’.”

 

Estadão Conteúdo

LEIA TAMBÉM

Total
0
Share